Wednesday, March 27, 2013

Provas de F1- extra campeonato em 1971




A primeira corrida de Fórmula 1 do ano foi uma prova extra campeonato, o GP da Argentina, e dois brasileiros participaram do evento, os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi. Ambos foram inscritos pelo Gold Leaf Team Lotus, Emerson na Lotus 72C, e Wilson no antigo Lotus 49B. Esta foi a estreia de Wilson na F1, e havia quase nenhuma probabilidade de que se materializaria em um lugar na Lotus. Emerson largou em quarto, atrás de Stommelen, Amon e Wissel, enquanto Wilson largou em nono, o penúltimo corredor de F-1. Entre os platinos, Reutemann correu numa McLaren F1, Carlos Marincovich num F5000 McLaren e Nestor Garcia Veiga num F5000 Surtees. Emerson teve problemas de suspensão em seu carro e não foi bem na corrida. Na verdade, o irmão Wilson acabou em 8 º, na mesma volta que o líder, dois lugares à frente de Emerson na primeira bateria. Wilson só terminou 21 voltas na segunda bateria e ainda assim foi classificado novo.

Na Corrida dos Campeões, Emerson teve a honra questionável de conduzir o Lotus 56B turbina. Largou em sétimo, atrás de John Miles com o BRM, justamente o piloto a quem substituiu na Lotus, mas na frente do companheiro de equipe Wissel, na Lotus convencional. O carro nunca foi bem na corrida e abandonou com a suspensão traseira quebrada.

O Questor Grand Prix, em Ontario, Califórnia, teve muitos inscritos, ambos carros de Fórmula 1 e Fórmula 5000. Emerson Fittipaldi esteve presente com a Lotus 72C normal, mas nunca foi um fator na corrida vencida por Mario Andretti com Ferrari. Emerson abandonou na segunda bateria, com problemas no câmbio.

No Rothman's International em Oulton Park, a equipe Lotus incluía Emerson, Tony Trimmer no 49C e Reine Wissel no temível 56B. Embora Emerson tenha partido em quarto, parou no circuito com falha na caixa de transistores, perdeu muitas voltas e terminou em sétimo e último, com muitas voltas de atraso.

Na prova de duas baterias International Trophy em Silverstone, Emerson foi novamente inscrito no carro turbina, que teve falha na suspensão na primeira bateria, mas foi bem na segunda bateria, ganhando muitas posições e terminando em terceiro lugar, à frente de uns poucos carros de Fórmula 1. Isso não foi suficiente para obter classificação na geral.

A última corrida extra-campeonato do ano foi um triste acontecimento realizado em Brands Hatch, a Corrida da Vitória, um novo evento criado para comemorar o novo campeão mundial, neste caso, Jackie Stewart. Bons carros foram inscritos, incluindo Stewart, que raramente competia em provas extra-campeonato de F1 em 1971, por participar da Can-Am, e Emerson foi bem desde o início, seguindo Peter Gethin que pilotava um dos BRM. Com quase 20 minutos de corrida, um desastre aconteceu, e Jo Siffert sofreu um acidente fatal que causou a interrupção da corrida. Emerson terminou em 2 º na prova encurtada, e fez a volta mais rápida do dia, quebrando o recorde de Brands Hatch.

No comments:

Post a Comment