Thursday, March 7, 2013

Humilde variedade



Segundo disse num outro post em algum lugar, quando a situação do campeonato Mundial de Marcas complicava, com falta de pilotos e carros participantes de boa categoria, a FIA apelava, e incluía provas de outras disciplinas nos campeonatos. Sob o ponto de vista prático, isto nada ajudou os combalidos campeonatos, de certa forma afetou ainda mais a reputação do Mundial na época, dando uma ideia de bagunça e falta de seriedade. Por outro lado, deu a muitos pilotos obscuros o prazer de dizer que um dia competiram numa prova de campeonato mundial. E alguns poucos o prazer de dizer que ganharam uma prova de um campeonato mundial.

Outro lado positivo foi a inserção de uma série de marcas e modelos que raramente competiam em provas de alto nível, mas que nessas corridas tinham uma chance de fazer bonito. A variedade era incrível.

Nos 500 km de Nurburgring de 1964, por exemplo, as seguintes marcas e modelos estavam presentes entre os 86 carros que largaram, inclusive um carro que competia no Brasil na época (o Gordini): Abarth-Simca 1300, MG-Midget, Fiat-Abarth (1000, 1000 Belina, 850 TC), Mini Cooper S, Glas 1204, Saab 96, Honda S600, DKW F12, Auto Union Junior, BMW 700 S, Marcos (GT, Fastback), Alfa Romeo Giulietta, NSU Prinz, Diva GT, Opel Kadett, Martini-BMW, Austin-Healey Sprite, Emery-Hillman, Renault Dauphine, Martini-Austin Cooper. Além destes alguns carros de outras marcas estavam inscritos, mas não largaram ou não apareceram: Lotus, Hilmann Imp, Ford Cortina, Rene Bonnett Djet. O modelo de DKW que disputou esta corrida era bem diferente dos DKW-Vemag brasileiros.

Largada dos 500 km de 1963 - Chance dos pequenos e humildes

Nos anos 70 e 80, a prova comparável era a 6 Horas de Daytona, que era uma etapa do campeonato Showroom Stock da IMSA. Apesar da prova ser válida para o Mundial, a grande maioria dos pilotos era americana, com dois canadenses proporcionando um pouco de variedade. Em termos de carros e marcas havia muita variedade. Vejamos a prova de 1979. Este era o único campeonato em que carros da American Motors faziam bonito e de fato, havia diversos modelos da marca presentes: Spirit, Concord, Pacer e Gremlin. Além destes, diversos outros carros e modelos competiram na prova de 1979: Mazda RX3 e RX2, Chevrolet Vega, Buick Skyhawk, Datsun 200 SX, 710, 510 e B210, Alfa Romeo Alfetta, Plymouth Arrow, Honda Civic, Ford Capri, Pinto e Maverick, BMW 2002 e 320i, Oldsmobile Starfire. Ou seja 21 modelos diferentes. Coisa rara de se ver hoje em dia.

Carlos de Paula é tradutor, escritor e historiador de automobilismo e se amarra em variedade nas pistas.

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