Wednesday, March 6, 2013

O Rally do Brasil de 1982

 

O Rally do Brasil de 1981 fora um sucesso. 53 carros participaram e 9 terminaram a corrida, disputada por diversas equipes estrangeiras. A prova, que foi válida somente para o campeonato mundial de pilotos de Rallye, foi ganha por Ari Vatanen - sim o mesmo cara que estava concorrendo para a presidência da FIA nesse ano.

Jé em 1982 as coisas não saíram tão bem. O Rallye do Brasil era programado como sequência do Rally Codasur, na Argentina, assim aproveitando o grande custo de transporte das equipes para a América do Sul. Só que em 1982, devido à Guerra das Malvinas, o Codasur foi cancelado. E muito pouca gente boa veio para o Rallye do Brasil.

A única vantagem, no papel, é que a estatura do Rallye foi elevada, pois a corrida de 1982 valeria para o campeonato de marcas e de pilotos. Só que isso não influenciou a decisão de muitos participantes, e no fim das contas, de bom mesmo vieram dois carros da Audi e um da Opel. Um Datsun de Shekhar Mehta e um Ford de Domingo DeVitta, também participaram. O resto, brazucas.
Os Audi foram pilotados pela francesa Michelle Mouton e Hannu Mikkola, e o Opel, por Walter Rohrl.

O Rallye teve quatro dias, e um pouco antes da prova, seu diretor foi despedido, causando um pouco de confusão. Mikkola liderou no início, mas acabou abandonando e deixando o caminho para Michele Mouton, cuja navegadora também era uma mulher, Fabrizia Pons. Mouton também teve problemas no início do Rallye, e foi ultrapassada por Rohrl, que manteve a liderança por dois dias e meio, só que Mouton conseguiu recuperar o tempo perdido, e ganhou mais uma prova para a Audi.

Mouton - vencedora no Brasil
Devitta chegou em terceiro, e os primeiros brasileiros foram Rodrigues e Mattos, com um VW Passat. Outro Passat, de Costa e Vieira, chegou em quinto, mas não pontuou por correr com motor a álcool.

O Rallye do Brasil, que ocorreu em 10 a 15 de agosto, foi de longe o Rallye mais fraco do ano.

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