Thursday, March 7, 2013

O Calendário de automobilismo brasileiro de 1973, II



Vez por outra escrevo sobre as idiossincrasias dos calendários brasileiros de antigamente. desta vez, vou escrever sobre o ano dos dois calendários, 1973.

Explico, no link abaixo, comentei sobre o calendário publicado na revista AE, no finalzinho de 1972, ao passo que alguns poucos meses depois, a QR publicou um calendário substancialmente diferente.

Pasmem, algumas das corridas foram realizadas, e no dia certo. Por exemplo, a corrida de 10 de junho da D4, que acabei de comentar, era denominada Copa Rodhia, estava no calendário e foi realizada no dia certo.

O mais curioso, foi o grande número de corridas programadas para Goiânia, ao todo OITO! De fato, de março a setembro, havia corridas programadas no autódromo em todos os meses. As provas de Goiânia inclusive previam a inauguração do autódromo, em 18 de março e a prova internacional Grande Premio Estado de Goias, que de fato aparecia no calendário da FIA daquele ano. Sem dúvida, havia muito otimismo, pois as obras do autódromo no começo do ano estavam bem aquém do esperado. No ano seguinte, Goiânia acabou sendo o único autódromo brasileiro a sediar provas de todos os campeonatos brasileiros.

Outras pérolas que não foram realizadas foram o Festival de Recordes de Cumbica - as duas corridas do Torneio Brasileiro de F2, previstas para 21 de outubro e 4 de novembro - a Copa Brasil, que tinha cinco datas reservadas em novembro e dezembro, incluindo corridas em Brasília, Interlagos e Tarumã.

Os 500 km de Interlagos estavam previstos com carros de Grupo 5, Divisões 4, 5 e 6. Acabou sendo realizado com carros da Divisão 1. Esta categoria, de fato, não aparecia no calendário, exceto no festival de Recordes!

A Cascavel de Ouro estava programada para 11 de novembro, como prova de Divisão 3. Acabou sendo realizada como prova de Divisão 4, já na pista asfaltada.
Quanto a Brasília, diversas pistas também apareciam no calendário, embora não aparecesse nenhuma corrida de inauguração.

O insistente CBVE continuava a aparecer no calendário da QR.

Carlos de Paula é tradutor, escritor, historiador e obcecado com certos assuntos

No comments:

Post a Comment